terça-feira, 10 de abril de 2012

ATA - 2009.10.17 (For)


ATA DA REUNIÃO DA ACADEMIA IPUENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES


Local: Academia Cearense de Letras
Data: 17 OUT 2009
Horário: 10h

Participantes:
Manuel Evander Uchôa Lopes (Presidente)
Olívio Martins de Souza Torres (1º Tesoureiro)
João Martins de Souza Torres (2º Vice-Presidente)
Abílio Lourenço Martins (Acadêmico)
Sebastião Valdemir Mourão (Acadêmico)
Maria de Jesus Lima (Acadêmica)
Maria Vanda Torquato Scorsafava (Acadêmica)
Francisca Ayla Oliveira Costa (Acadêmica)


            Dando início à reunião, o Presidente, como de costume, invocou a iluminação divina e, em seguida, nomeou para secretariar aquela reunião o acadêmico Abílio Lourenço Martins, em substituição ao Secretário-Geral - Cláudio César Magalhães Martins. Em ato contínuo o secretário em exercício procedeu a leitura da reunião anterior realizada no dia 1º. de Agosto de 2009, a qual foi aprovada sem ressalvas. Em seguida, o presidente acusou o recebimento e distribuiu entre os presentes, exemplares da “Revista do Novo Tempo”, um curioso informativo sobre as obras da atual gestão municipal desenvolvidas na cidade do Ipu. O 1º. Tesoureiro Olívio Martins de Souza Torres reiterou a necessidade de que os pagantes, ao efetuarem seus pagamentos na Caixa Econômica Federal (Conta de Poupança nº 022/124-0, Ag.nº 1048) guardassem os respectivos comprovantes para posterior apresentação. Em prosseguimento, o Presidente Evander comunicou a data da próxima reunião da AILCA, prevista para o dia 31 de outubro de 2009, em Ipu, a partir das 10h, na sede da Academia, localizada à Rua Pe. Mororó, 808.
 No tocante à “Ordem do Dia”,  o presidente comunicou o adiamento da palestra “Técnicas de memorização” que seria proferida pelo acadêmico José Airton Pereira Soares deixando em aberto uma outra data;
Em seguida, o acadêmico Sebastião Valdemir Mourão comentou sobre o sucesso do importante evento cultural ocorrido na cidade de Ipu, promovido pela Secretaria de Cultura do Município como parte das comemorações do 169º. Aniversário da cidade. Em seguida, o mesmo acadêmico relatou o esboço de um projeto cultural, de sua autoria, para a cidade de Ipu, ressaltando:
objetivos: 1) implantar bibliotecas comunitárias em número suficiente para contemplar as comunidades carentes da cidade de Ipu, CE; 2) aproximar o jovem ao mundo da cultura e da leitura, distanciando-o da ociosidade, das más companhias e das drogas; 3) contribuir com informação que possa ajudar o jovem na sua independência para sua escolha profissional; 4) diminuir a precariedade informativa, cultural e de leitura no município de Ipu.
Justificativa: existência de enorme precariedade informativa, cultural e de leitura no município.
Clientela: jovens e adultos de comunidades carentes de Ipu.
Recursos: doações, por parte de pessoas físicas e, ou jurídicas, de livros, depósitos bancários, estantes e tudo o mais que possa ser revestido em auxílio para a implantação dessas bibliotecas. Tudo devidamente identificado com carimbo e, ou registro em livro de ata.
Dando prosseguimento, o presidente Manuel Evander Uchoa Lopes comunicou que já foram arrecadados para a AILCA mais de quinhentos livros das mais diversas literaturas, todos registrados com o título e nome dos respectivos doadores e que os mesmos se encontram provisoriamente na sua residência, na cidade de Ipu.
Em relação a futura sede da AILCA, na cidade de Ipu, o acadêmico Sebastião Valdemir Mourão se propôs a falar com o Deputado Teodoro acerca da restauração da Casa de Cultura Osvaldo Araújo.
Sobre a última pauta da reunião – “Assuntos de interesses da AILCA”, o presidente  solicitou ao acadêmico Abílio Lourenço Martins que lesse o currículo do proponente a acadêmico  Rogean Rodrigues Nunes. Após lido e aprovado por unanimidades o presidente Manuel Evander comunicou que irá oficiar ao proponente o seu ingresso na Academia.
Facultada a palavra, a acadêmica Maria Vanda Torquato Scorsafava comunicou que no mês de janeiro,  do vindouro ano, irá publicar o seu segundo livro.
A pedido da acadêmica Maria de Jesus Lima foi lido trechos do livro “A Caminhada de um Menino” que trata da biografia do seu filho – Francisco das Chagas Lima.
Lembrando à Semana do Médico, o acadêmico João Martins de Souza Torres citou o fato curioso de ter sido no dia 16 de outubro de 1846 a primeira cirurgia realizada com o efeito da anestesia, tendo como anestesista o médico Thomas Mortin.
Por fim, o acadêmico Olívio de Souza Torres, de posse de uma vasta reportagem cultural da revista “Veja” leu a relação das vinte e duas obras mais representativas da cultura brasileira, em todos os setores e em todas as épocas, conforme a escolha feita por quinze intelectuais de porte do país. Citou: Os Sertões – 15 votos;   Casa-Grande & Senzala – 14 votos;   Grande Sertão: Veredas – 13 votos;   Macunaíma – 11 votos;   Dom Casmurro – 8 votos;   Raízes do Brasil – 8 votos;   Memórias Póstumas de Brás Cubas – 7 votos;   Vidas Secas – 6 votos;   Um Estadista do Império – 6 votos;   Formação da Literatura Brasileira – 5 votos;   O Tempo e o Vento – 5 votos;   Fogo Morto – 5 votos;   Formação Econômica do Brasil – 5 votos;   Gregório de Matos – 5 votos;   Os Donos do Poder – 4 votos;   Triste Fim de Policarpo Quaresma – 4 votos;   Formação do Brasil Contemporâneo – 4 votos;   O Ateneu – 4 votos;   Iracema – 4 votos;   Gabriela, Cravo e Canela – 4 votos;   Carlos Drumond de Andrade – 4 votos  e  Manuel Bandeira – 4 votos.    
Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião e, para constar, eu, Abílio Lourenço Martins lavrei a presente ata, que vai assinada por mim e pelo Presidente da AILCA.

                                               Fortaleza, 17 de outubro de 2009



Abílio Lourenço Martins
Secretário da reunião

Manuel Evander Uchoa Lopes
Presidente                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário