terça-feira, 10 de abril de 2012

ATA - 2011.08.20 (For)


ATA DA REUNIÃO DA ACADEMIA IPUENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES

Local: Academia Cearense de Letras
Data: 20/08/2011
Horário: 10h

Participantes:
Sebastião Valdemir Mourão (Presidente)
Cláudio César Magalhães Martins (Secretário Geral)
Abílio Lourenço Martins (Diretor de Finanças)
João Pereira Mourão (Diretor de Publicação e Marketing)
Francisca Ayla Oliveira Costa (Acadêmica)
Henrique Augusto Pereira Pontes (Acadêmico)
José Júlio Martins Torres (Acadêmico)
Manuel Evander Uchôa Lopes (Presidente do   Conselho  Fiscal)
Maria de Lourdes Mozart Moura (Acadêmica)
Maria Graziella Vale Evangelista (Acadêmica)
Maria Vanda Torquato Scorsafava (Acadêmica)

Dando início aos trabalhos, em face da ausência do Secretário-Geral, indicou Presidente a Acadêmica Francisca Ayla Oliveira Costa para secretariar a reunião. Comunicou, então, o recebimento do livro "Vovó Anastácia e as Mulheres Guerreiras Abolicionistas", de Francinete Azevedo, bem como de dois poemas de Adriano Augusto da Costa Filho, de São Paulo, a serem publicados, juntamente com a quantia de R$ 120,00, a título de contribuição para a Academia e, ainda, de dois CDs enviados por Diassis Martins. Registrou, também, elogios feitos por Vanessa Martins Silva ao Acadêmico João Pereira Mourão, Diretor de Publicação e Marketing, por sua atuação como comunicador. A AILCA também recebeu elogios da ipuense Iraci Soares face às atividades que vem desenvolvendo em prol do Ipu. Após a chegada do Secretário-Geral, deu-se a leitura da ata da última reunião, realizada em Fortaleza no dia 11.06.11, a qual foi aprovada com duas ressalvas: a primeira, do Acadêmico Abílio Lourenço Martins, que mencionou o não registro da poesia "Retrato", de Cecília Meireles, por ele recitada; a segunda, da parte do Acadêmico José Júlio Martins Torres, que adicionou comentários sobre sua participação em um congresso realizado em Bilbao (Espanha), onde discorreu sobre o sentido do ócio, relatando sua evolução ao longo de História.

COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS DA AILCA

- A Acadêmica Maria de Lourdes Mozart Mourão justificou a ausência da Acadêmica Ana Lucila Aires Martins, que foi  participar, em Ipu, da comemoração do aniversário de seu pai.
- O Acadêmico Abílio Lourenço Martins registrou, ainda no tocante ao ócio, que, na Polícia Federal, vários aposentados tornaram-se alcoólatras por não se terem adaptado a esse novo estágio de suas vidas.
- Dentro do mesmo tema, a Acadêmica Maria Vanda Torquato Scorsafava afirmou que quem vai se aposentar deve desenvolver uma nova atividade que ocupe a sua mente.
- O Presidente Valdemir Mourão comunicou que o livro da Academia  atingiu 240 páginas, mesmo com a redução da fonte e do espaço. O lançamento será realizado em duas etapas: em novembro, no Centro Cultural OBOÉ, em data a ser marcada; em Ipu, em 13.01.12.
- Relativamente ao livro dos patronos, o Presidente informou que, até o final de setembro, poderiam ser enviadas matérias novas ou adendos aos textos existentes.
- No tocante à Galeria dos Acadêmicos, a foto, de tamanho 30 cm x 40 cm deverá ser providenciada da seguinte forma: os acadêmicos deverão tirá-la usando camisa branca e paletó preto, enquanto as acadêmicas utilizarão o fardão; aquelas que ainda não o possuírem poderão dirigir-se à Acadêmica Natália Viana através do telefone 9941-7552.
- Com relação à viagem à cidade de Delmiro Gouveia, em Alagoas, programada para o período de 07 a 10 de outubro, será elaborado um orçamento para conhecimento dos interessados.
- Referindo-se à reclamação de algumas pessoas que não receberam convites para o lançamento, em Ipu, do livro "De Corpo e Alma", o Presidente esclareceu que coube à AILCA promover o lançamento da citada obra apenas para seus membros, cabendo à família do homenageado, Dr. Thomás de Araújo Corrêa, enviar os demais convites.
- Comentando a renúncia do Acadêmico João Tomaz Lourenço Martins, o Tontim, o Presidente lamentou que as gestões realizadas no sentido de que este revisse sua posição não tivessem alcançado êxito; sua cadeira, portanto, encontra-se vaga.

ASSUNTOS DA ORDEM DO DIA

- Foi aberta a votação para o preenchimento das cadeiras de nºs 09 e 36, havendo sido aprovados por unanimidade os nomes dos candidatos Diassis Martins e Paulo Ronalth Peres Melo, que deverão escolher seus respectivos patronos.
- Quanto  à indicação para o Troféu Cultural Delmiro Gouveia, surgiram dois nomes: o de Simão Martins de Sousa Torres (personalidade viva) e o do Dr. José Alves Evangelista ("in memoriam"). Aguardam-se novas indicações.

MOMENTO CULTURAL

-  O garoto Leonardo Torquato Scorsafava, neto da Acadêmica Maria Vanda Torquato Scorsafava, recitou uma poesia em homenagem aos pais, de autoria de sua avó.
- A Acadêmica Francisca Ayla Oliveira Costa também prestou homenagem aos pais, recitando a poesia "Pai", de sua autoria.
- O Acadêmico  Henrique Augusto Pereira Pontes lembrou a figura de Pedro Félix, pai da Acadêmica Ayla.
- O Acadêmico Abílio Lourenço Martins discorreu sobre o temperamento controlado pelo espírito, mencionando três tipos de ego: ego de pai, ego de criança e ego brincalhão. A seguir sorteou um CD contendo as "Músicas da Semana", que costuma postar na internet, tendo sido ganhador o Secretário-Geral.
- A Acadêmica Maria de Lourdes Mozart Moura recitou um poema de Mário Quintana, intitulado "As mãos de meu pai."
-  O Presidente Valdemir Mourão recitou poesia de sua autoria, intitulada "A vida farta."
- O Secretário Geral, Cláudio César Martins, leu o poema "Canção do Tamoio", do poeta romântico maranhense Gonçalves Dias.
- O Acadêmico José Júlio Martins Torres recitou poesia composta pelo violeiro Diniz, sob o título "Conselhos de pai."
- A Acadêmica Maria Vanda Torquato Scorsafava referiu-se ao pai como um abrigo que decifra enigmas, falando da atuação do pai dentro do lar.

Por fim, o Presidente Valdemir Mourão mencionou o lançamento de edital para a eleição da Academia, prevista para 14.01.12; registrou, ainda, a promessa feita pela Secretaria de Cultura do Estado de liberar R$ 40.000,00 para melhoria das instalações da sede da Academia, em Ipu.
Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião e, para constar, eu, Secretário-Geral, lavrei a presente ata, que vai assinada por mim e pelo Presidente da AILCA.

Fortaleza, 20 de agosto de 2011.


Cláudio César Magalhães Martins
Secretário-Geral

Sebastião Valdemir Mourão
Presidente da AILCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário