terça-feira, 10 de abril de 2012

ATA - 2012.02.25 (For)


ATA DA REUNIÃO DA ACADEMIA IPUENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES


Local: Academia Cearense de Letras
Data: 25/02/2012
Horário: 10h

Participantes:
Sebastião Valdemir Mourão (Presidente)
Cláudio César Magalhães Martins (Secretário Geral)
João Martins de Sousa Torres (1º Vice-Presidente)
Abílio Lourenço Martins (Presidente eleito)
João Pereira Mourão (Diretor de Publicação e Marketing)
Manuel Evander Uchôa Lopes (Presidente do Conselho Fiscal)
Ana Lucila Aires Martins (Acadêmica)
Francisca Ayla Oliveira Costa (Acadêmica)
Francisco Martins de Souza Torres
José Solon Sales e Silva (Acadêmico)
Klaudiana Viana Torres (Acadêmica)
Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa (Acadêmica)
Maria de Lourdes Mozart Martins Moura (Diretora de Publicações e Marketing)
Maria de Jesus Lima (Acadêmica)
Maria Graziella Vale Evangelista (Acadêmica)
Maria Luísa Mourão (Acadêmica)
Olívio Martins de Sousa Torres (Acadêmico)
João Tomaz Lourenço Martins (Presidente da AFAI)
Chaguinha Silveira (Visitante)
Euribes Pontes (Visitante)
Margarida Maria Tavares Martins (Visitante)

Dando início à reunião, o Presidente solicitou ao Secretário Geral que procedesse à leitura da ata da reunião anterior, comemorativa dos 6 anos de fundação da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes,  realizada em sua sede, à Rua Cel. Pedro Aragão (antiga Rua da Goela)- Ipu, em 13.01.12, que foi aprovada com as seguintes ressalvas: 1) o Presidente Valdemir Mourão ressaltou que o 1º Encontro Nacional de Escritores contou com bem mais de 50 participantes, não se sabendo o número exato destes; 2) O novo Secretário-Geral, Manoel Evander, registrou que algumas observações por ele feitas não foram incluídas na ata, razão pela qual uma nova ata deveria ser elaborada com as devidas inserções. Ato contínuo, o Presidente leu correspondência do correspondente Dr. Ivanir de Araújo Corrêa, tecendo elogios aos eventos comemorativos realizados em Ipu, nos dias 13 e 14 de janeiro do corrente ano, os quais contaram com a ação decisiva da Diretoria da AILCA .

MOMENTO ADMINISTRATIVO

- O Presidente informou que a Editora PREMIUS doou 50 livros à biblioteca da Academia, a maioria dos quais de Literatura; anteriormente, o sócio-proprietário da Editora ABC, Maurício Xerez, havia anunciado a doação de 500 livros à mesma biblioteca, por ocasião da inauguração da Casa Osvaldo Araújo, em Ipu.
                                                                                                                                                                -  O Acadêmico José Solon Sales e Silva deu ciência  de uma exposição que está ocorrendo no Espaço Cultural da UNIFOR, tendo por objeto os grandes empreendedores brasileiros, dentre os quais se destacam o ipuense Delmiro Gouveia e o empresário Edson Queiroz; referida exposição estará aberta até o mês  de abril próximo, no horário das 10 às 20 horas.
- O Acadêmico Olívio Martins de Souza Torres comunicou haver doado mais 3 livros à biblioteca em referência.

- O Presidente da AFAI, João Tomaz Lourenço Martins, o Tontim, informou que a Casa Osvaldo Araújo, em Ipu, tombada pelos Patrimônios Históricos estadual e municipal, e que abriga as sedes da AILCA e da AFAI, contará, a partir do corrente mês, com 3 servidores e 2 zeladores cedidos pela Prefeitura Municipal de Ipu.
- Em prosseguimento, o Presidente Sebastião Valdemir Mourão realizou sorteio de alguns livros entre os presentes.

ORDEM DO DIA

- O Presidente, ao fazer suas despedidas do cargo, disse que gostaria de ter realizado muito mais do que realizou em seu mandato, no biênio 2010-2011; ressaltou, entretanto, que procurou fazer com que a Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes avançasse em suas realizações, aumentando sua credibilidade. Agradeceu a colaboração prestada pela maioria dos acadêmicos, tanto em termos de trabalho como em termos de ajuda financeira; finalizou dizendo que o amor ao Ipu alicerçou toda a escalada programada pela Diretoria Avançar.
- Em continuidade, o Presidente solicitou à nova Diretoria que desse continuidade à publicação da Folha Acadêmica e ao site da Academia; instou, também, para que, nas comunicações externas, fosse evitada a sigla AILCA, mantendo-se a denominação completa da entidade. - O Presidente eleito Abílio Lourenço Martins destacou a importância de se dar mais critério à escolha de novos acadêmicos, sugerindo  setembro como o mês em que se realizasse a referida escolha.
- O Vice-Presidente, João Martins de Souza Torres, considerou muito exíguo o prazo de apenas um mês para que ocorresse a escolha dos novos acadêmicos.
- O Secretário-Geral, Cláudio César Magalhães Martins, sugeriu que aqueles acadêmicos que não participassem das atividades da Academia fossem excluídos, a fim de que suas cadeiras passassem a ser ocupadas por pessoas interessadas e participativas. A proposta obteve o apoio do Presidente da AFAI, presente à reunião.
- Submeteu-se à votação o nome do Dr. Francisco Wladimir Ximenes Mourão, que havia se candidatado à cadeira de nº 38, vaga, em decorrência da renúncia do Acadêmico João Tomás Lourenço Martins,  havendo o mesmo sido eleito por unanimidade.
- Na oportunidade, foi declarada vaga, com base em dispositivo estatutário, a cadeira de nº 9, para a qual havia sido eleito Francisco Diassis Martins.
- A seguir, o Presidente apresentou aos presentes a placa dos Honoráveis da Academia, onde estão registrados os nomes dos que  colaboraram financeiramente para a reforma da Casa Osvaldo Araújo, sede da entidade.
- Em seguida o Presidente fez a apresentação do Livro dos Patronos, cabendo a cada colaborador da Revista Acadêmica nº 2 cinco exemplares. Disse, ainda, que a edição deste Livro apresentou um custo acima do esperado, pelo que solicitava ajuda financeira dos demais membros da Academia para cobrir o déficit verificado.
- Como ato final de sua gestão, o Presidente deu posse à nova Diretoria, eleita, em 14.01.12, para o biênio 2012-2013,  composta dos seguintes nomes: Presidente: Abílio Lourenço Martins; 1º Vice-Presidente: João Martins de Souza Torres; 2º Vice-Presidente: Francisco de Assis Martins; Secretário-Geral: Manuel Evander Uchôa Lopes; Secretária Adjunta: Natália Maria Viana Soares; Diretor Financeiro: Cláudio César Magalhães Martins; Diretora Financeira Adjunta: Maria do Carmo C. Aragão Magalhães; Diretor de Patrimônio: Ricardo Martins Aragão; Diretora de Publicações e Marketing: Maria de Lourdes Mozart Martins Moura; Diretora Social: Maria das Graças Aires Martins. Para o Conselho Fiscal foram eleitos: Olívio Martins de Souza Torres, Francisca Ayla Oliveira Costa e Francisco Paulo Rocha Oliveira, representando a sociedade ipuense.
Ato contínuo, o Presidente eleito, Abílio Lourenço Martins, proferiu o seguinte discurso:
“Confesso e é natural que eu esteja neste momento envolto num   sentimento de alegria, em razão   
da confiança e generosidade dos colegas  confrades e confreiras  em terem escolhido o meu  
nome para presidir nos próximos dois anos a nossa augusta Academia Ipuense de Letras,   
Ciências e Artes. Mas afirmo também e é necessário que saibam que na periferia dessa alegria está, também,contida, a responsabilidade que não se traduz em medo, mas no sério compromisso de conduzir esta entidade com a mesma eficiência das diretorias passadas. Não esqueçamos, entretanto, que os desafios são elementos que solidificam os nossos ideais. Não devemos temê-los.E o sucesso de uma gestão não depende exclusivamente do esforço individual ou da capacidade administrativa do seu presidente, mas da contribuição concreta de todos que compõem a diretoria e, também, da  participação coletiva daqueles que fazem a entidade.  E esta participação, a qual me refiro,não se resume tão somente às obrigações estatutárias. É pouco. Esperamos e necessitaremos de um compromisso maior dos dignos acadêmicos, mormente agora com a inauguração da nossa sede na “Casa Osvaldo Araújo”, no Ipu, onde requer  para a sua instalação e operacionalidade meios necessários tais como: móveis, utensílios, livros, união e ideias.
Sabemos e entendemos das dificuldades de alguns, dos seus compromissos sejam profissionais ou familiares. Mas não compreendemos a omissão. Esta caminha na contramão dos nossos propósitos. Fere, inclusive, o compromisso acadêmico.
Trabalhemos juntos, honremos o título de acadêmico que nos fora outorgado bem como o dístico afixado no nosso medalhão e que tão orgulhosamente colocamos ao peito – Ethice, Reverentia, Dignitas – “Ética, Respeito e Dignidade”.
- Findo o discurso, o novo Presidente afirmou que, a partir deste ano, a Academia passa a ser uma entidade virtual, a exemplo da AFAI.

MOMENTO CULTURAL

- Facultada a palavra, o Acadêmico Francisco Martins de Souza Torres ressaltou que o Ipu, hoje como ontem, respira poros de cultura e que tal característica promove a não-desintegração das famílias ipuenses, como já ocorreu em outras cidades interioranas.
- O Acadêmico João Martins de Souza Torres elogiou a Diretoria anterior por seu dinamismo. Louvou a publicação do Livro dos Patronos, onde se encontram biografias de ipuenses ilustres. Por fim, teceu elogios ao vigário de Ipu, Pe. Raimundo Nonato Timbó, por seu desprendimento em ceder a casa Osvaldo Araújo para servir de sede da AILCA e da AFAI.
- O Acadêmico Manuel Evander Uchôa Lopes apresentou um voto de louvor ao ex-Presidente Sebastião Valdemir Mourão por suas realizações à frente da Academia.
- A Acadêmica Maria de Lourdes Mozart Moura, nova Diretora de Publicações e Marketing elogiou o desempenho de seu antecessor, João Pereira Mourão, e, em seguida, recitou um poema de sua autoria, intitulado “Simplesmente Eu.”
- Finalizando, o Acadêmico Cláudio César Magalhães Martins, atual Diretor Financeiro, lembrou os 90 anos da Semana de Arte Moderna, ocorrida em São Paulo, em 1922, e que deu novos rumos à literatura brasileira.
Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião e, para constar, lavrei a presente ata, que vai assinada por mim e pelo Presidente da Academia.

Fortaleza, 25 de fevereiro de 2012.



Cláudio César Magalhães Martins
Secretário-Geral

Abílio Lourenço Martins
Presidente da AILCA

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